ENREDO DO MEU SAMBA
Grupo Especial
Por Luiz Carlos Rocha e
Marcelo Melhem Gonçalves
|
A Unidos da Tijuca está apostando em ciência e em um talento desconhecido do grande público, pois contratou o carnavalesco estreante no Grupo Especial, Paulo Barros, que trouxe para a escola o enredo: “O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível”.
- O fio condutor de toda história é a máquina do tempo, que contará através de imagens tudo aquilo que o homem conseguiu usar e inventar baseado na ficção científica, tornando assim o sonho realidade – explica o carnavalesco.
Se depender de Paulo Barros, os tijucanos podem pensar em comemorações:
- Não vou para a Marquês de Sapucaí só para obter uma boa colocação, quero ganhar o título.
Sete carros alegóricos divididos por seis setores desenvolvem o enredo da comunidade do Morro do Borel, confira:
- Comissão de frente - 13 homens representarão robôs com uma fantasia que promete surpresas na avenida.
- Abre-alas - A máquina do tempo – Imensa parafernália feita de metal que irá conduzir o desfile.
- 1º Setor - As tentativas do vôo – relembra os projetos de Leonardo da Vinci e Bartolomeu Gusmão e as tentativas de voar até Santos Dumont.
- 2º Carro - Esses homens maravilhosos e suas máquinas voadoras – alegoria com vários tipos de engenhocas voadoras.
- 2º Setor - A alquimia - remete aos
alquímicos tradicionais e a mumificação, que é a prática alquímica não entendida
pela ciência até os dias atuais. Também serão mostrados os conhecimentos
populares da alquimia com o uso de ervas e plantas.
- 3º Carro - Da alquimia à química - onde Paulo Barros montou um grande laboratório alquímico, onde ele mescla antiguidade com atualidade através de imagens de feiticeiras, tubos de ensaio e pílulas.
- 3º Setor - Energia - manipulada por muito tempo antes da descoberta da eletricidade, a energia mecânica será a primeira a ser exposta neste setor que continua com a energia elétrica, a invenção da lâmpada e o pára-raio. A ala da bateria virá com os componentes fantasiados de cientistas.
- 4º Carro - Energia – leva o mesmo nome do setor e será simbolizado por Frankstein, que foi uma tentativa de dar a vida ao homem através de uma descarga elétrica.
- 4º Setor - Criação da vida, DNA – apresentará os transgênicos e o uso de exames de DNA na investigação policial, através do personagem do investigador mais famoso do mundo Sherlock Holmes. As cadeias do DNA e o clone, representado pela famosa ovelha Dolly também terão suas alas.
- 5º Carro - Criação da vida, DNA: homenageia o próprio corpo humano através da decifração do código genético na tentativa de melhorar o homem. Este carro promete performances especiais de seus componentes.
- 5º Setor - Viagens extraordinárias - visa expor a criação do sonho de trás para frente, vindo do irreal para a realidade, começando pela viagem do homem à Lua, passando pelas viagens interplanetárias e terminando com a viagem ao próprio corpo humano.
- 6º Carro - Viagem ao fundo do mar - O submarino Nautius é o grande destaque. Essa embarcação foi profetizada por Júlio Verne como elemento de ficção científica de uma possível viagem às profundezas.
- 6º Setor - Quando a máquina pára e decide ir ao amanhã – neste setor, o carnavalesco parte do princípio de que o homem destruiu tudo que inventou, restando a ele um futuro caótico e voltar a ser primitivo. Paulo também preconiza um futuro promissor, que será representado por andróides. Mas o grande sonho da escola vem em forma de seu símbolo, o pavão, que terá em formato futurista enaltecendo o sonho de ver a Unidos da Tijuca campeã.
- 7º Carro - Tempo do impossível - uma grande ficção futurista, onde um disco voador e cilindros farão parte do espetáculo. Esculturas de pavões com materiais diferentes dos habituais fecham a festa do Borel na avenida.
Para ler a sinopse completa do enredo da escola para 2004, clique aqui.
Já para ver a ordem em que ela vai estar no desfile, clique aqui.