Império Serrano perde Tia Maria do Jongo
O Carnaval Carioca (20/05/2019)   
                                                                           

O corpo de Maria de Lourdes Mendes, a Tia Maria do Jongo da Serrinha, foi enterrado ontem à noite, no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio. Durante a manhã, o corpo da sambista foi velado na quadra do Império Serrano, escola que ajudou a criar e era a última fundadora viva.

Aos 98 anos, Tia Maria passou mal no último sábado, na Casa do Jogo, e foi levada para o Posto de Atendimento Médico (PAM) de Irajá, onde morreu. Filha de músicos vindos de Minas Gerais para o Morro da Serrinha, ela sempre desfilava na tradicional verde e branca de Madureira e lutou pelas tradições do jongo até o seu último dia.

Tia Maria cresceu em meio a festas que o pai, Zacarias, dava no quintal de casa. Viúva, tinha deixado a Serrinha e morava com o único filho, Ivo Mendes. Na última terça-feira, ela foi homenageada no Prêmio Sim à Igualdade Racial, na categoria Arte em Movimento. Na festa, que aconteceu no Hotel Copacabana Palace convidou a todos para conhecer a Casa do Jongo, no Morro da Serrinha.

- O Jongo da Serrinha agradece e terá um grande prazer, se vocês um dia puderem passar uma tarde com a gente lá. O jongo é bom. Vocês vão gostar - disse a querida imperiana, durante o evento.
 
 

Siga o nosso Instagram @ocarnavalcarioca e fique por dentro de mais novidades!


Volta