Série A: Nove escolas fundam uma nova liga
O Carnaval Carioca (18/04/2019)   
                                                                           

Os presidentes de nove agremiações da Série A fundaram uma nova entidade, a LIGA-RJ, para gerir seus desfiles. Eles não reconhecem mais a Lierj como sua entidade carnavalesca. Dentre as escolas do grupo estão a Porto da Pedra e a Unidos de Padre Miguel.

Conheça o comunicado divulgado na noite de ontem:

"No início da noite desta quarta-feira (17), os representantes legais de 09 (nove) agremiações filiadas à Série A do Carnaval do Rio de Janeiro assinaram a documentação se filiando a uma nova liga para gerir a divisão de acesso na Marquês de Sapucaí a partir de 2020. A entidade leva o nome de LIGA-RJ (Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro), que tem como Presidente Administrativo o senhor Wallace Palhares, Fábio Montibelo é o Vice-Presidente Administrativo e Cícero Costa o Diretor de Carnaval.

Em meio à enorme insegurança jurídica em que a Série A do Carnaval do Rio de Janeiro atravessa, inclusive com uma falta de resposta e posicionamento da antiga Liga sobre as questões como prestação de contas e outras, a proposta da LIGA-RJ e de suas agremiações filiadas é transmitir às comunidades e ao mundo do samba uma maior transparência e credibilidade.

As agremiações Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos de Vigário Geral, Acadêmicos do Sossego, Inocentes de Belford Roxo, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu, Unidos de Padre Miguel e Unidos do Porto da Pedra protocolaram a documentação se filiando à nova liga. As escolas não reconhecem os senhores Renato Marins e Antônio Marcos Teles como representantes legais da Lierj, inclusive continuarão cobrando da instituição a prestação de contas entre os anos de 2012 e 2019.

As escolas filiadas à LIGA-RJ entendem o quão difícil é o processo de se colocar o carnaval do grupo de acesso na avenida com verbas limitadas e com o advento da crise que assola o Rio de Janeiro. Por tais motivos, a nova Liga se compromete com a comunidade do samba a lutar com todas as forças para o resgate de um carnaval digno, honesto e transparente.

Além da luta pelo crescimento do carnaval do Grupo de Acesso, a LIGA-RJ vai buscar os melhores meios para que saia do papel a construção da Cidade do Samba 2, sonho de todos os amantes do Maior Espetáculo da Terra."

Confira as fotos das escolas na coluna Desfiles 2019
 

Siga o nosso Instagram @ocarnavalcarioca e fique por dentro de mais novidades!


Volta