Escolas lamentam incêndio que destruiu o Museu Nacional

O Carnaval Carioca (03/09/2018)   

Na noite de ontem, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista foi destruído por um incêndio, que destruiu o palácio onde viveu a família real e mais de 20 milhões de itens do seu acervo histórico. No Carnaval passado, a Imperatriz Leopoldinense homenageou o bicentenário da entidade em seu desfile.

Agremiações como a verde e branca de Ramos, Mangueira e Tuiuti (que também fica em São Cristóvão, o mesmo bairro do museu) divulgaram notas lamentando o ocorrido. Confira:

 
Imperatriz

"O G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense através de seu presidente Luiz Pacheco Drumond lamenta o incêndio que destruiu o maior acervo
científico do Brasil, no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Em seus 200 anos de história servindo a população, o Museu abrigava um
patrimônio inestimável de nossa cultura e ajudou a construir a identidade de nossa Nação! Sabemos do ônus que esse nefasto acidente
traz para a pesquisa e para todo o processo de reparação histórica em andamento. Nossa solidariedade aos professores, pesquisadores, alunos e colaboradores nesse momento de perda irreparável para o Brasil.
'É UM PALÁCIO, EMOLDURA A BELEZA
ABRIGOU A REALEZA, PATRIMÔNIO É RAÍZ
QUE GERMINOU E FLORESCEU LÁ NA COLINA
A OBRA-PRIMA VIU O MEU BRASIL NASCER' "

 
Mangueira

"Nosso vizinho mais ilustre hoje ruiu. Parte do registro histórico de nosso país foi vítima do descaso de quem parece não estar preocupado em preservar o que somos.

Como uma instituição dedicada a contar parte de nossa história através de seus enredos, a Estação Primeira de Mangueira lamenta profundamente o ocorrido e com muita tristeza se une aos brasileiros nesta dor.
#museunacional #luto"
 
 
Tuiuti
 
"São Cristóvão, meu bairro Imperial
Que já foi morada... da família real
O Imperador, a Marquesa e o Barão
Moravam logo ali
Do outro lado do meu Tuiuti”
#tuiuti #saocristovao #paraisodotuiuti #carnaval2006 #luto #cultura #museunacional"

Volta