Portela celebra descoberta de disco inédito com sambas da escola

O Carnaval Carioca (09/08/2018)   

O Departamento Cultural da Portela realizará, neste sábado, a partir das 15h, uma edição especial do projeto Portela de Asas Abertas, com a presença do músicos do Glória ao Samba, de São Paulo. O encontro tem como objetivo celebrar a recente descoberta de um verdadeiro tesouro musical: um disco gravado em 1959 com sete músicas de compositores da Águia Altaneira.

Garimpado pelo Instituto Glória ao Samba, o disco contém o samba-enredo com o qual a Portela foi campeã em 1958 ("Vultos e Efemérides do Brasil"), além de outras seis faixas de grandes poetas. Outro destaque é a faixa com "Manhãs Brasileiras", de Manacéa.

- Em função do aniversário de 95 anos da nossa fundação, achamos que este evento merecia comemoração à altura - explica o diretor cultural da escola, Rogério Rodrigues.

O Glória ao Samba localizou em São Paulo as fitas com a dona do acervo do selo Festa, que fez as gravações originais. Na época, o título chegou a ser colocado em catálogo, no entanto, nunca foi lançado comercialmente.

- O disco era uma espécie de unicórnio, de disco mitológico das escolas de samba, porque era procurado por diversos pesquisadores - diz Paulo Mathias, um dos fundadores do Glória ao Samba.

- Acionamos meio mundo para achar um gravador de rolo e sermos capazes de ouvir as fitas. Quando conseguimos, mal acreditei que tínhamos encontrado esta joia", relata Rafael Lo Ré, outro 'garimpeiro' e músico do grupo. O objetivo é lançar o disco até o final do ano em vinil e CD.

No roteiro preparado para a roda de samba, estão previstas, ainda, composições de Monarco, que completa 85 anos no próximo dia 17, além de outros bambas de outras agremiações.

Aniversariantes do mês de agosto não pagam e, também, podem garantir gratuidade na entrada para até dez convidados. Para isso, basta apresentar a identidade e comprovar o aniversário para entrar com os amigos reunidos.
 

Volta