Portela se defende de ataques na internet

O Carnaval Carioca (07/06/2018)   

Em seu Facebook, a Portela publicou uma nota oficial se defendendo de ataques caluniosos de um perfil na famosa rede social. Segundo a escola, a diretoria já está tomando as medidas judiciais cabíveis para punir os infratores. Vale lembrar que a azul e branca terá eleições presidencias no próximo ano.

Veja a nota emitida pela agremiação de Madureira:

"A diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela tem sido vítima de ataques caluniosos por parte de um perfil no Facebook, nos últimos dias. Como tais mentiras e acusações infundadas e/ou fora de contexto visam unicamente tentar macular a honra de diversos integrantes da nossa agremiação, a direção da escola, através do seu Departamento Jurídico, informa que já está com as ações cíveis e criminais em curso contra o responsável pelo perfil.

Prezando pela transparência que sempre direcionou a gestão Portela Verdade, a diretoria da Portela vem a público reafirmar que acredita que a liberdade de expressão é um dos princípios norteadores para a construção de uma sociedade democrática, permitindo o pleno exercício da cidadania. No entanto, nem sempre este direito é exercido com responsabilidade, pois não são poucos os casos em que perfis, muitos deles sem credibilidade, ultrapassam os limites aceitáveis para usufruir dessa liberdade. Este limite é a linha que demarca o início das ofensas pessoais.

Aproveitamos, ainda, para ressaltar que o parecer elaborado pelo Conselho Fiscal sobre a prestação de contas do G.R.E.S. Portela, cumprindo a determinação do nosso Estatuto Social, foi apresentado ao Conselho Deliberativo no dia 26 de abril de 2018, sendo considerado apto para ser encaminhado à Assembleia Geral.

No dia 24 de maio de 2018, conforme ampla convocação feita, inclusive, pelas redes sociais da escola, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária para a aprovação das contas, como também rege o Estatuto Social. Apesar dos problemas de transporte ocasionados pela greve dos caminhoneiros, aproximadamente 170 sócios compareceram à quadra naquele dia, presenciando a uma explicação detalhada sobre as receitas e despesas do G.R.E.S. Portela no período entre 1º de maio de 2017 e 30 de abril de 2018.

Buscando aprimorar os métodos para a prestação de contas, foi apresentado também um panorama sobre a redução progressiva das dívidas do G.R.E.S. Portela ao longo dos últimos cinco anos, comprovado por documentos emitidos por órgãos públicos ou fornecedores.

Nós somos a Portela Verdade. O amor pela Portela nos uniu para resgatar nossa escola do pior momento de sua história, trabalhando arduamente para reencontrar seu caminho vitorioso.

Todos os membros da atual diretoria, incluindo os que estão sendo diretamente caluniados, foram escolhidos por Marcos Falcon para ocuparem seus cargos, escolhidos por gozarem de sua inteira confiança. Junto ao amor pela Portela, é em nome desta confiança que, após a brutal tragédia de setembro de 2016, sob a liderança de Luis Carlos Magalhães, tivemos forças para nos erguer, superando as incertezas.

Nos últimos cinco anos, além do título de 2017, a Portela esteve entre as cinco primeiras colocadas em todos os seus desfiles, obtendo seu melhor desempenho desde a construção do Sambódromo, em 1984. Estamos em segundo lugar no ranking da Liesa, o que atesta essa regularidade. Temos a certeza de que estamos honrando, desta forma, a missão que Marcos Falcon nos deixou. A Portela hoje voltou a ser uma escola que orgulha os portelenses, pois disputa títulos e valoriza sua história, plantando sementes para o futuro.

Somos respeitados no mercado do carnaval, na Liesa, no meio acadêmico, entre as coirmãs e junto à imprensa. Por isso, não iremos nos calar quando formos caluniados. Divergências fazem parte da convivência de qualquer grupo social, no entanto, mentiras são condenáveis e não passarão.

Temos muitos motivos para nos orgulhar. O atendimento odontológico gratuito à comunidade, todos os sábados, é um deles. As aulas de judô para crianças e adolescentes são outro sucesso de público.

Além do já consagrado projeto de formação de novos passistas, temos enorme satisfação de promover aulas de cinema para comunidade no Por Telas, o mais novo projeto social da Majestade do Samba. As ações do Departamento Cultural, considerado o mais atuante dentre todas as agremiações, também merecem todo o reconhecimento e louvor.

Na área do marketing, são notórios os avanços, com destaque para o vitorioso programa de sócio-torcedor e as importantes parcerias com o Madureira Shopping e o AquaRio, entre outras empresas. Os shows de grandes artistas portelenses em nossa quadra também evidenciam o esforço contínuo para valorização dos talentos que ajudaram a construir a história da Portela.

É fundamental que todos compreendam que nosso foco agora é no desenvolvimento do Carnaval 2019, quando iremos homenagear a inesquecível Guerreira Clara Nunes. Todos os esforços serão nesta direção, pois sabemos que a competição exige dedicação total por parte da diretoria e dos componentes da Portela. São 95 anos de glórias e muitas outras virão!

Por fim, repudiamos a tentativa oportunista de antecipar em um ano o debate eleitoral interno."

A Grande Vitória (Monarco e Mauro Diniz)

"A Portela espera que cada um saiba cumprir com seu dever

a vontade impera

e o portelense não se cansa de dizer que esse ano é o ano da consagração..."

Volta