Vila: Martinho ganha homenagem no teatro

O Carnaval Carioca (17/05/2018)   

Acontece hoje à noite, no Teatro Clara Nunes, a pré-estreia da peça musicada "Martinho da Vila 8.0 / Uma filosofia de vida", uma homenagem ao cantor Martinho da Vila, que completou oito décadas no último Carnaval, no dia do desfile da sua escola de samba.

Com direção de William Vita, o espetáculo foi escrito por Ana Ferguson, Luiz Marcelo Legey e Solange Bighetti. No palco, será contará a vida do presidente de honra da Vila Isabel, com base no livro "Memórias Póstumas de Teresa de Jesus", publicado por ele, além de uma vasta pesquisa no acervo e entrevistas com o artista. O público irá se deliciar com trechos dos seus principais sucessos, como "Devagar, devagarinho", "Disritmia", "Mulheres", entre muitos outros. No cenário, projeções de fotos e os ambientes que retratam a sua vida pessoal e profissional desde a década de 40 até os dias atuais.

- Depois que o Martinho recebeu o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em outubro de 2017, nos sentimos na obrigação de levar ao conhecimento do público, toda uma história de vida ligada ao movimento negro e preocupação com a língua portuguesa nos países lusófonos. Além disso, falar da sua carreira artística de grande sucesso, ao longo de seus 80 anos - explica Ana Ferguson.

Caberá aos atores Victor Hugo, Junior Vieira e Nill Marcondes, a responsabilidade de interpretar o sambista, nas fases criança, jovem e adulta, respectivamente.

- Impossível interpretar o Sr. Martinho. Serei apenas um dos contadores dessa linda história, que é e foi a vida dele. A primeira coisa que fiz, foi desacelerar em tudo que faço e na forma de falar, tenho assistido muitos vídeos de entrevistas e também tivemos um encontro com o mestre. Estou também fazendo um trabalho específico funcional e aeróbico para perder peso e tônus muscular.  A minha expectativa é que tenhamos um espetáculo cheio de cumplicidade, boas lembranças, amor e muita alegria - diz Nill, que, ao longo da sua carreira, participou de grandes projetos, como o filme "Carandiru", de Hector Babenco, e os musicais "Hair" e "Blue Jeans".

- Eu não sou ansioso, mas confesso que estou sentindo uma grande ansiedade, para que chegue logo o dia. Nunca imaginei ser tema de uma peça teatral, li o roteiro e acho que vai ser emocionante - comenta o homenageado Martinho da Vila.

O elenco de "Martinho da Vila 8.0 | Uma Filosofia de Vida" também contará com as atrizes Babi Xavier (Cléo – esposa), Ana Miranda (Dona Teresa de Jesus - mãe), Junior Vieira (Sr. Josué – pai), além de Esther Delamare (professora Ida) e William Vita (Marcus Pereira – primeiro empresário).

O público poderá assistir ao musical às sextas e sábados (às 21h,) e domingos (às 20h), no teatro que fica no Shopping da Gávea, no Rio, até o dia 15 de julho.

Volta