Portela de Asas Abertas homenageia velhas guardas das escolas

O Carnaval Carioca (15/05/2018)   

Através do seu Departamento Cultural, a Portela vai celebrar a tradição das velhas guardas das escolas de samba neste sábado, a partir de 14h, no evento Portela de Asas Abertas. Na ocasião, uma grande roda de samba homenageará bambas da própria azul e branca, além de Mangueira, Estácio, Império Serrano e Salgueiro.

A parte musical será comandada pelo Núcleo de Resistência Cultural Produto do Morro, grupo conhecido por valorizar as composições de nomes como Bide, Marçal, Ismael Silva, Alcides Malandro Histórico, Paulo da Portela, Manacéa, Casquinha, Walter Rosa, Monarco, Candeia, Mano Décio da Viola, Silas de Oliveira, Geraldo Babão, Noel Rosa de Oliveira, Anescar, Noel Rosa, Wilson Baptista, Cartola e Padeirinho, entre outros.

- As escolas de samba são antes de mais nada produtoras de cultura e convivência social, por isso nada é mais simbólico neste universo que as velhas guardas. Nestes tempos em que o samba sofre ataques, nada melhor do que nos voltarmos para as raízes, a essência - analisa o diretor cultural da Portela, Rogério Rodrigues.

No mesmo dia, no Centro de Memórias, será inaugurada a exposição "As Artes de Caetano", um tributo à memória de Antônio Caetano, um dos fundadores da agremiação. A mostra ressalta o aspecto multimídia do baluarte, num tempo em que o termo sequer existia. Com formação acadêmica no Liceu de Artes e Ofícios, ele foi o primeiro carnavalesco das escolas de samba. Além disso, idealizou a águia da bandeira da Portela e integrou a ala de compositores. 

Outro destaque será o lançamento do livro "Na Passarela do Teu Coração", do compositor, dramaturgo e escritor Aloisio Villar. A programação inclui, ainda, feira de produtos de empreendedores e barracas de quitutes feitos pelas pastoras da Velha Guarda Show da Portela, com caldos, pastéis e os disputados bolinhos de feijoada.

O Asas Abertas também arrecadará alimentos para uma campanha promovida pelo cantor Lucio Sanfilippo em prol de moradores em situação de rua. O ingresso vai custar R$ 15, no entanto, sairá a R$ 10 para quem levar um quilo de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão, óleo de soja, café e leite em pó, por exemplo).
 

Volta