Tuiuti novamente vai encomendar samba
O Carnaval Carioca (09/04/2018)   

O carnaval 2019 já começou para o Paraíso do Tuiuti. Na noite da última sexta-feira, a vice-campeã do Grupo Especial lançou oficialmente seu enredo para o desfile do ano que vem. O carnavalesco Jack Vasconcelos contou que irá levar para a Avenida a história do bode Ioiô, sob uma ótica do voto consciente. O animal, sem ter feito campanha, recebeu votos para ser eleito vereador em Fortaleza. O voto no bode foi uma forma da população protestar contra a política local da época.

O desenvolvimento do enredo, no entanto, só será conhecido no dia 13 de maio, data da divulgação da sinopse.

- Não é apenas o bode pelo bode porque já seria incrível essa história. Um bode que é votado e consegue ser eleito vereador sem ter feito campanha. Isso é sensacional. E é um ato de protesto. As pessoas estavam desgostosas com o posicionamento dos políticos na época. A gente não tá muito longe dessa realidade. Essa insatisfação com os governantes é uma coisa muito antiga nossa. Eu achei bacana resgatar essa história tão peculiar do repertório cearense, que é maravilhoso - descreve Jack.

Além de uma breve explanação do enredo, o evento serviu de comemoração para os 66 anos da agremiação. O presidente Renato Thor ainda chamou ao palco diversos segmentos da azul e amarelo que ajudaram na conquista do inédito vice-campeonato. Cada um recebeu uma placa batizada de Coroa de ouro.

Thor explicou ainda que irá repetir a fórmula adotada em 2018 para a escolha de samba. Caberá novamente aos compositores Moacyr Luz, Cláudio Russo, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal a missão de escrever a canção.

- Não gosto muito dessa palavra 'encomenda' de samba porque não vamos na rua pedir samba. Nós deixamos que nossos próprios compositores façam. Vamos repetir o mesmo modelo do último carnaval - explica o dirigente.

 

Volta