Inocentes lança enredo
O Carnaval Carioca (06/04/2018)   

Na esteira dos temas com críticas sociais, a Inocentes de Belford Roxo anunciou que irá defender no próximo Carnaval o enredo "Com a boca na botija", do carnavalesco Marcus Ferreira. A pesquisa e o texto será desenvolvida pelo jornalista Daniel Targueta, que também ajudou no enredo da Unidos de Padre Miguel, na folia passada.

- Vamos contar história desse objeto. Uma pequena caixa em que os donos de engenhos e pequenos pecuaristas do sertão nordestino guardavam suas economias (joias, moedas, patacas etc), e as enterravam no quintal, perto de uma formação rochosa característica ou nos muros de suas casas nos idos de 1600. Esses tesouros são cercados até hoje de lendas, estórias e crendices que povoam o imaginário nordestino. Movimentando, inclusive, muitos exploradores que até hoje seguem à caça dessas riquezas soterradas. Também vamos mostrar a história das botijas brasileiras, atualizando o enredo com as novas 'botijas' que foram descobertas recentemente: malas de dinheiro, apartamento com Rolex e bolos de dinheiro; ou coberturas apreendidas, jóias e obras de arte. Numa referência clara a exemplos recentes de corrupção. E finaliza mostrando o alto preço que a população brasileira paga por essas novas botijas flagradas no nosso histórico recente: saúde e educação precárias; falta de saneamento básico e asfaltamento; violência etc - revelou Targueta.

Entusiasmado com a aprovação do seu enredo, o carnavalesco Marcus detalhou um pouco mais do tema.

- Não tenho palavras para agradecer ao presidente Reginaldo Gomes por ter aprovado a minha ideia. Prometo fazer mais um espetáculo que será o mais bonito do nosso grupo. Tudo será desenvolvido com muita sátira e bom humor, que são peculiares tanto ao Nordeste quanto ao próprio espírito do carnaval carioca. Tanto que a escola vai homenagear a Roliúde brasileira, localizada na cidade de Cabaceiras (PB), que realiza filmes locais cujo roteiro são atualizações dessas lendas e estórias saborosas do Nordeste - contou o artista.

 

Volta