Tuiuti: Enredo sobre bode eleito vereador em Fortaleza
O Carnaval Carioca (06/04/2018)   

Na noite de hoje, durante sua festa de aniversário, o Tuiuti lançará oficialmente o enredo para o Carnaval 2019. Segundo o Jornal "O Globo", a escola contará na Avenida história de bode um eleito vereador em Fortaleza, no início do século passado.

A ideia da atual vice-campeã é manter o tom político que a ajudou a arrebatar a Sapucaí este ano, quando apresentou o enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?" e terminou com uma crítica ao governo de Michel Temer. O caso que inspirou o carnavalesco Jack Vasconcelos é real e está contado, inclusive, no Museu do Ceará, onde o animal permanece empalhado até hoje em exposição.

O bode, chamado Ioiô, teria chegado à capital cearense com retirantes da seca de 1915 no Sertão. Sem ter como cuidar do caprino, seu dono o vendeu para uma empresa britânica na cidade. Mas, inquieto, o bicho fugia para perambular próximo à uma praça, frequentada por escritores, atores, músicos e outros artistas cearenses.

"Pelas ruas de uma Fortaleza que se desejava chique que o bode, símbolo de uma cultura sertaneja que se queria suplantar, ganhou fama em suas idas e vindas diárias. Daí que se acredita vir seu famoso nome, Bode Ioiô. O caprino tinha livre trânsito pela cidade, sem ser incomodado pelos fiscais da Intendência, adentrando vários estabelecimentos comerciais, sobremaneira os cafés, onde desfrutava do carisma de muitos e de vários tipos de regalias. Era um bode boêmio", descreve o Museu do Ceará.

Até cachaça davam ao animal. Entre as muitas peripécias espalhadas sobre ele, conta-se que Ioiô comeu a faixa de inauguração de um cinema, andava de bonde e costumava levantar a saia das moças. Nas eleições de 1922, o bode foi um dos mais votados para vereador da cidade, numa época em que o pleito acontecia em cédulas de papel.

Obviamente, ele não assumiu o cargo. Mas virou tema de livros e é uma das estrelas do Museu do Ceará.

Volta