Grande Rio: Júri descontou quatro décimos por carro que não desfilou
O Carnaval Carioca (06/03/2018)   

O que era esperado, realmente se confirmou. Após a divulgação das justificativas das notas dos jurados de Alegorias e adereços, foi constatado que três deles descontram pontos da Grande Rio devido ao último carro, que quebrou na concentração e não desfilou (apenas passou guinchado por caminhões, no final do desfile).

No total, três dos quatro jurados do quesito tiraram um total de 0,4 décimos da tricolor, de acordo com suas justificativas, devido ao ocorrido. Porém, segundo o Manual do Julgador 2018 da Liesa, isso não poderia acontecer, pois só deve ser avaliado o que é apresentado durante o desfile. Confira a explicação do regulamento oficial, que consta na páginda 45: "Para conceder notas de 9,0 à 10,0 pontos, o Julgador deverá considerar: o julgamento apenas das alegorias e/ou adereços apresentados em desfile".

Por não apresentar sua última alegoria, a Grande Rio deveria perder pontos somente no quesito Enredo, como também aconteceu. Assim, a agremiação não teria ficado em 12º lugar, mas sim em 11º; trocando de colocação com a São Clemente, que cairia para a Série A com o Império Serrano.

Contudo, a tricolor de Caxias já garantiu sua permanência no Grupo Especial, desde a última quarta-feira, quando a Liesa fez uma precipitada reunião plenária para os presidentes votarem sobre o não rebaixamento da Grande Rio e Império. Somente a Mangueira e Portela foram contra neste pleito.

Veja as justificativas dos três julgadores de Alegorias que penalizaram a escola da Baixada:

- Soter Bentes (módulo 1): "a falta da alegoria 6 prejudicou o entendimento do conteúdo do enredo". Tirou 0,1 décimo;

- Madson Oliveira (módulo 3): "a alegoria 6 era imprescindível para o pleno entendimento do enredo da Grande Rio, uma vez que no 'Desenvolvimento do Enredo' ..., os carnavalescos explicam sua opção em homenagear Chacrinha pela 'ordem às avessas', terminando o desfile 'lá no início de sua terra natal (Recife)'. Portanto, como essa alegoria não participou do desfile não pode haver o alcance da narrativa…". Descontou 0,2 décimos;

- Teresa Piva (módulo 4): "… terminando o desfile mostrando a alegria popular do Carnaval de Recife, terra natal de Abelardo não foi apresentada deixando uma lacuna, o 'grande final'…". Menos 0,1 décimo.

Já a jurada Rebeca Kaizer (módulo 2) tirou 0,2 décimos da agremiação, mas não justificou a ausência do carro 6 como motivo para isso. A avaliadora encontrou falhas nas alegorias 1 (telão apagado) e 3.
 


Volta