Beija-Flor: Laíla deixa a escola após 23 anos

O Carnaval Carioca (26/02/2018)   

O maior diretor de carnaval e harmonia da atualidade deixou a Beija-Flor depois de 23 anos ininterruptos de trabalho no barracão e na quadra. Após um ano conturbado no comando interno da escola (que acabou resultando em mais um campeonato), Laíla conversou com o patrono Anísio Abrahão e pediu seu afastamento.

Na azul e branca de Nilópolis, o dirigente criou uma comissão de carnaval em 1998 e que existe até hoje, com diferentes carnavalescos, desenhistas e pesquisadores. Comandante maior da comunidade da agremiação, ele ajudou a conquistar oito títulos e vários vices-campeonatos neste período.

Logo após apuração do Carnaval 2018, o sambista nascido no Morro do Salgueiro, manifestou sua insatisfação com o último ano de trabalho na escola da Baixada Fluminense, que havia acabado de se sagrar campeã. Naquele momento, Laíla chegou a dizer que queria ir para a Grande Rio, agremiação do seu amigo Jaider Soares, que havia sido rebaixada para a Série A.

Por enquanto, ele ainda não anunciou oficialmente qual o seu próximo destino, mas deixou bem claro que quer continuar trabalhando mesmo após 60 anos dedicados ao Carnaval.

A Beija-Flor de Nilópolis emitiu uma nota oficial comunicando o desligamento de Laíla. Confira:

"Comunicado de Desligamento: Mestre Laíla

Gratidão: é a partir deste importante valor que a Beija-Flor de Nilópolis anuncia nesta segunda, 26, o desligamento de Luiz Fernando do Carmo, o Laíla, do quadro de funcionários da escola. A saída do diretor de carnaval e membro da comissão de carnavalescos acontece amigavelmente em comum acordo entre ele e a diretoria da agremiação, que agradece pela essencial participação de Laíla na formulação de seus últimos 23 desfiles.

Em sua terceira passagem pela azul e branca, iniciada em 1995, o dirigente ajudou a Beija-Flor a conquistar nove vitórias, incluindo o histórico tricampeonato (2003, 2004 e 2005) e um bi (2007 e 2008). Uma das principais figuras da equipe de carnavalescos, desenvolveu também trabalho relevante junto à comunidade, reforçando os resultados nos quesitos Harmonia e Evolução, que ajudaram a garantir a conquista do campeonato do Carnaval 2018.

Trabalhando diariamente pela renovação de seu estilo de desfiles, a Deusa da Passarela reconhece e enaltece a importância das ideias de Laíla e de sua disposição para as tentativas de transformar não só a escola, mas também o maior espetáculo da Terra.

Nesses 23 anos de parceria ininterrupta, a escola aprendeu muito com Laíla e certamente o ensinou bastante. A equipe de carnaval da agremiação de Nilópolis, representada pelo patrono Anísio Abrahão David, deseja caminhos abertos e prósperos a quem tanto lutou para que os nossos estivessem sempre livres e vitoriosos. Obrigado, Laíla! Um grande abraço da Família Beija-Flor!"

Volta