Carnaval 2019: Riotur quer priorizar a qualidade ao invés da quantidade na folia de rua

O Carnaval Carioca (21/02/2018)   

Ontem, foi realizada uma reunião entre membros dos órgãos públicos, concessionárias e parceiros da iniciativa privada envolvidos no Projeto Carnaval Rio 2018. O encontro, capitaneado pelo presidente da Riotur, Marcelo Alves, reuniu membros da própria Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, e das Secretarias Municipais de Saúde, Transportes e Ordem Pública, Comlurb, CET-Rio, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização, de Gestão do Espaço Urbano e de Eventos, Comunicação Digital da Prefeitura do Rio, Superintendências Regionais da Zona Sul, Centro, Tijuca e Santa Cruz, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Delegacia Especial de Apoio ao Turista, VLT Carioca, Metrô Rio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro e Dream Factory.

Com o intuito de nortear o planejamento para o Carnaval Rio 2019, o encontro foi pautado na consolidação e debate das ações desenvolvidas por cada órgão durante o evento deste ano, auxiliando, assim, no desenvolvimento de novas habilidades e aprimoramento das práticas de 2018. Entre os pontos de destaque da reunião, está a criação de um grupo permanente de trabalho, envolvendo representantes de todos os órgãos presentes e outros vinculados ao projeto, como a Polícia Militar. O novo grupo terá como meta encontros mensais para desenvolvimento de uma agenda regular de ações interligadas, onde todos os envolvidos trabalharão de forma conjunta e contínua, com o intuito de mitigar situações adversas, ordenar e direcionar os serviços prestados pelos órgãos e acompanhar as tarefas delegadas, sempre focados em oferecer aos cariocas e turistas um evento ainda melhor estruturado.

Ainda sobre os blocos de rua, iniciativas já anunciadas, como a remoção total de grandes desfiles da orla carioca e a concentração dos megablocos na área compreendida entre a rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, também estiveram em pauta. Outro ponto debatido foi a criação de uma nova área de desfiles para os blocos de grande porte, cuja viabilidade ainda será analisada pela Riotur. O debate será ainda expandido ao longo dos próximos encontros, visando também ouvir e atender às demandas da sociedade, tendo como porta-vozes as associações de moradores, prezando pela convivência pacífica dos cariocas com a festa, tendo sempre o ordenamento como chave para este bom relacionamento.

Uma penalização mais rígida para os chamados 'blocos piratas', aqueles que desfilam sem autorização ou consentimento dos órgãos públicos, e que geram impacto negativo no planejamento do evento, especialmente para os serviços de mobilidade urbana, também foram abordadas neste encontro preliminar. Esta rigidez seria possível a partir do trabalho conjunto da Prefeitura do Rio com o Governo do Estado, através da elaboração de novas regras administrativas para ordenamento e fiscalização dos desfiles, bem como pelo envolvimento de mais pastas na autorização dos cortejos, levando em consideração aspectos de ordem pública, mobilidade e proteção dos cidadãos, entre outros.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, destacou a qualidade como palavra de ordem para o Carnaval Rio 2019, como explica:

- Tivemos um evento grandioso em 2018, com 600 desfiles e mais de 7 milhões de foliões no carnaval de rua, mas agora queremos nos basear em qualidade ao invés de quantidade para 2019. Nossa nova missão não é mais termos o maior carnaval da história, mas sim o melhor carnaval da história, com eficiência e qualidade. É importante ressaltar que não queremos tirar a essência do carnaval, queremos apenas preservar o direito de todos!

Volta