Grupo Especial: Desfiles que iniciam hoje têm quatro favoritas

O Carnaval Carioca (11/02/2018)   

As grandes escolas de samba do Grupo Especial começam a desfilar nesta noite, no Sambódromo. Durante os preparativos na pré-folia, visitando ensaios, barracões e entrevistando os sambistas, o site O CARNAVAL CARIOCA pôde constatar que quatro agremiações vêm forte para a briga pelo título. Por isso, pode-se afirmar que Salgueiro, Mangueira, Mocidade e Portela tem tudo para disputar o campeonato, se não errarem na pista. A ótima qualidade em quesitos como samba, alegorias, bateria, enredo, harmonia e fantasias tornam, a princípio, essas quatro as escolas a serem batidas em 2018.

Com uma estética bem diferente do seu costumeiro luxo, a Beija-Flor (maior campeã da era Sambódromo) aposta agora em um enredo crítico e um visual que vai chocar na Avenida. Com um hino poderoso, a tentativa pode dar certo e a azul e branca brigar para voltar nas Campeãs. A Vila Isabel ( com as várias modernidades e luzes do carnavalesco Paulo Barros), a Grande Rio (que agora tem o talentoso Renato Lage no comando) e a Imperatriz (investindo na volta do estilo histórico e luxuoso que a consagrou no século passado) são outras cotadas a beliscar uma vaga entre as seis melhores, ou até mesmo vencer.

Como sabemos, tudo pode acontecer no Sambódromo. Desde o samba atravessar até um buraco surgir na pista, ou ainda um carro passar apagado, por exemplo. Só queremos mesmo que neste Carnaval (e em todos os outros), não tenha nenhum acidente com componentes e carros, como os vários que marcaram o de 2017.

Neste domingo, o Império Serrano abre a noite após nove anos longe da elite do samba. Quem fecha, é a atual campeã Mocidade, que dividiu o título com a Portela. Veja a ordem dos desfiles e os enredos a serem contados:
 

Domingo
 

1 - Império Serrano: "O Império na Rota da China";

2 - São Clemente: "Academicamente Popular";

3 - Vila Isabel: "Corra que o futuro vem aí";

4 - Paraíso do Tuiuti: "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?";
 
5 - Grande Rio: "Vai para o trono ou não vai?";

6 - Mangueira: "Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco!";

7 - Mocidade: "Namastê: a Estrela que habita em mim saúda a que existe em você"

Confira a ficha técnica, sinopse do enredo e letra do samba de cada agremiação na coluna " Carnaval 2018".

 


Volta