Portela e Mocidade mostram que estão prontas para
tentarem o bi. Coirmãs foram homenageadas

O Carnaval Carioca (05/02/2018)   

O teste de luz e som da Sapucaí aconteceu, na noite de ontem, com os ensaios da Mocidade e Portela, as duas atuais campeãs do Carnaval. Antes, houve a tradicional lavagem da pista com baianas de todas as escolas de samba e a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro.

A Mocidade demorou a começar seu treino em mais de 40 minutos e justificou que não poderia iniciar o teste de luz e som sem que o carro de som estivesse funcionando plenamente. A agremiação foi apoiada pela presidência da Liesa e da Portela, que também aguardava na concentração. O público reagiu com gritos de "fora Crivella", atual prefeito da cidade.

Cantando forte o belíssimo samba "Namastê: a Estrela que habita em mim saúda a que existe em você", a verde e branca fez um excelente ensaio, com todas as alas evoluindo muito bem. A comissão de frente, que terá troca de elenco e trará o pacifista Gandhi (como o site O CARNAVAL CARIOCA adiantou em janeiro), fez sua coreografia oficial com lindos passos da dança indiana. Outros pontos altos foram o casal de mestre-sala e porta-bandeira (Marcinho e Cristiane) e a bateria, com a escultural rainha Camila Silva à frente.

Já a Portela trouxe um samba mais vibrante, cantado pela potente voz de Gilsinho. A azul e branca também fez um ótimo ensaio, mas foi percebido pelo menos uma ala inteira (provavelmente comercial) que passou completamente calada pela Avenida. Com adereços como chapéus de cangaceiros, piratas e cocares de índios americanos (todos referentes ao oportuno enredo "De repente de lá pra cá e dirrepente daqui pra lá", de Rosa Magalhães), a agremiação de Madureira emocionou o mundo do samba não só pela animação, mas por trazer tripés com bandeiras das coirmãs e componentes de algumas delas, como forma de homenagear as agremiações que não puderam treinar no Sambódromo neste confuso e atípico pré-Carnaval.

A comissão de frente exibiu o que também parece ser a apresentação oficial do desfile, com um grupo de judeus viajando. Nas coreografias para as cabines de jurados, as malas que eles carregavam formavam uma igreja e oratórios. No final, elas se abriam e surgiam letras que mostravam a frase: "Portela 22 campeã".

Como já era esperado, as duas escolas provaram que estão prontas para brilharem nos desfiles, que acontece no próximo final de semana, e lutarem pelos sonhados bicampeonatos.


 

Volta