Carnaval 2018: Riotur adia Arena na Barra para julho

O Carnaval Carioca (23/01/2018)   

Em comum acordo com os parceiros comerciais e não-comerciais do Projeto Carnaval Rio 2018, a Riotur decidiu transferir a realização da Arena Carnaval Rio 2018 para julho de 2018. O reposicionamento do projeto tem a intenção de fortalecer a agenda de eventos da cidade, realizando-o no período das férias, época do ano em que, estrategicamente, pode-se atrair grande público ao Rio. Desta forma, a cidade ganhará um reforço de peso na sua lista de atrações, já em plena expansão com o calendário Rio de Janeiro a Janeiro, iniciativa do Governo Federal e da Prefeitura do Rio, que conta com o apoio da Riotur, para investir R$ 200 milhões na indústria criativa do estado do Rio.

– Os números da ocupação hoteleira para o Carnaval Rio 2018 estão muito satisfatórios. Por isso, depois de muito conversar com os parceiros do projeto e com os hotéis da região da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, através da ABIH-RJ, decidimos, juntos, transferir o evento para as férias do meio do ano. A decisão é estratégica porque neste período há menos eventos na cidade e, além de criarmos uma festividade, poderemos reviver o Carnaval e, claro, apresentar a Arena de forma ainda mais intensa e com atrações ainda mais expressivas. O projeto é grandioso e com certeza atrairá turistas, que poderão sentir a energia da folia carioca em julho – explica Marcelo Alves, presidente da Riotur.

O investimento previsto para realização da Arena Carnaval Rio, captado junto à iniciativa privada para produção de todos os eventos oficiais da Riotur, será utilizado para o pagamento das despesas no período de julho, resguardando o orçamento regular da Riotur. As licitações na modalidade pregão presencial que definiriam as empresas responsáveis pelo projeto durante o carnaval foram revogadas nesta terça-feira, 23/1, em publicação no Diário Oficial.

O evento, criado para compor a agenda do carnaval carioca, levando atrações musicais para o Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, aconteceria no período entre 10 a 14 de fevereiro. Com a mudança de data, a programação prevista de shows, DJs, trios elétricos e desfiles de escolas de samba e blocos de rua será intensificada, tendo grande potencial para expandir o projeto Carnaval Rio 2018 para além do período de fevereiro, apresentando aos turistas e oferecendo aos cariocas uma opção gratuita de entretenimento de qualidade em um período que conta com pouca oferta de eventos de grande porte.

– A hotelaria da região da Barra teve um crescimento exponencial para os Jogos Olímpicos e hoje requer eventos grandiosos para atrair turistas. Uma programação de Carnaval no meio do ano é muito bem-vinda. Acreditamos que esse projeto tem tudo para incrementar a agenda da cidade, além de revitalizar o Parque dos Atletas, um espaço de grande potencial para realização de eventos. O Rio de Janeiro já vem demonstrando um crescimento do mercado turístico, sua grande vocação. O trabalho conjunto do poder público com os empresários pode melhorar ainda mais este cenário – explica Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ, Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, e do SindHotéis RIO, Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município.

O Projeto Carnaval Rio 2018, promovido pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, engloba eventos por toda a cidade. Os tradicionais desfiles dos blocos de rua já começaram. E teremos ainda os desfiles das agremiações no Sambódromo, apresentações dos grupos de acesso na Estrada Intendente Magalhães, baile no Boulevard Olímpico, palcos dos bailes populares, blocos de enredo e de embalo, concursos de fantasias, bandas e coretos. Com toda a programação, a estimativa da Riotur é que a cidade receba 1,5 milhão de turistas neste período, gerando uma receita de R$ 3,5 bilhões.

– Transferir a data da Arena Carnaval Rio incrementará a agenda turística da cidade. O Carnaval Rio 2018 será grandioso, com todos os eventos já programados, levando a folia de norte a sul da cidade, para que os visitantes e cariocas possam curtir o Maior Espetáculo da Terra na Cidade Maravilhosa. E em julho teremos mais – acrescenta Marcelo Alves.


Volta