Encontro do Samba: Noite histórica reúne 400 mil pessoas na Praia de Copacabana 
O Carnaval Carioca (08/01/2018)   

Cinco dias após a grande festa de Réveillon, a Praia de Copacabana foi palco de um evento histórico para o Carnaval carioca. Promovido pela Riotur, o Encontro do Samba reuniu cerca de 400 mil pessoas na noite do último sábado, com a maior bateria já vista no mundo, com mais de mil ritmistas das 13 escolas de samba do Grupo Especial.

Sete agremiações saíram do Leme, na altura da Avenida Princesa Isabel, e outras seis da altura da Rua Siqueira Campos. Ao final do desfile pela Avenida Atlântica, os sambistas se juntaram à Orquestra Petrobras Sinfônica para um show no palco montado em frente ao Copacabana Palace.

Idealizado pelo cenógrafo e diretor Abel Gomes, a festa foi uma extensão do Réveillon e faz parte do calendário "Rio de Janeiro a Janeiro". A curadoria musical do Encontro do Samba ficou a cargo de Guto Graça Mello, que reuniu no desfile um coro em que as escolas coirmãs entoaram 26 sucessos como "Bum Bum, Paticumbum, Prugurundum" (Império Serrano – 1982) e "Atrás da Verde e Rosa Só Não Vai Quem Já Morreu" (Mangueira 1994), entre outros que fizeram história na Sapucaí.

- Um evento espetacular, que uniu o samba e a música clássica em um dos cenários mais icônicos da cidade, mostrando ao público a força da música e da cultura tradicionalmente carioca. Encerramos aqui os festejos do maior Réveillon de todos os tempos e abrimos passagem para o melhor Carnaval, bem do jeito que o Rio de Janeiro merece - afirmou Marcelo Alves, presidente da Riotur, sem lembrar que, infelizmente, os memoráveis e indispensáveis ensaios técnicos no Sambódromo foram cancelados neste ano.

Enquanto as agremiações desfilavam com os seus componentes, os intérpretes das escolas cantavam no palco, onde os casais de mestres-sala e porta-bandeiras dançavam sob a direção de movimento de Carlinhos de Jesus, com participação especial da bailarina Ana Botafogo.

Em seguida 63 instrumentistas da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob regência do Diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, tocaram músicas como "AlsoSprachZarathustra", de Richard Strauss, intercalando com cantores que representam o ritmo com propriedade, como Alcione, que cantou músicas como "Não Deixe o Samba Morrer" e "Folhas Secas". Diogo Nogueira deu voz a canções como "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida" e "O Show Tem Que Continuar". Martinho da Vila mostrou o seu borogodó cantando "Feitiço da Vila" e "Saudades da Amélia", entre outras. A revelação pop Iza emocionou ao interpretar um medley de Cartola e “Brasil Pandeiro”. No final, foi emocionante assistir a essa constelação com os mais de mil integrantes da escola e a orquestra cantando no mesmo palco "Aquarela do Brasil" e "Eu Sou o Samba". Foi realmente uma noite inesquecível para o mundo do samba.



Volta