Vila: Paulo Barros será homenageado no MIS


O Carnaval Carioca (14/11/2017)   

Para encerrar 2017, a série Depoimentos para a Posteridade do Museu da Imagem do Som (MIS) recebe, como é tradição de final de ano, uma personalidade do Carnaval. O escolhido desta vez é o carnavalesco Paulo Barros. O encontro acontece na tarde do próximo dia 22, às 13h30, na sede da Praça XV. Para compor a mesa dos entrevistadores, estão nomes como Isabel Azevedo (diretora da Casa da Ciência) e Luis Carlos Magalhães (presidente da Portela). O auditório tem capacidade para 50 pessoas e a entrada é franca.

Nascido em Nilópolis, Paulo Roberto Barros Braga ficou conhecido no carnaval brasileiro pelas inovações que trouxe para a Sapucaí. Quem não se lembra do revolucionário carro alegórico "Criação da Vida", inventado em 2004 para a Unidos da Tijuca, com uma grande pirâmide humana em coreografia que reproduzia a estrutura molecular do DNA? Ou da comissão de frente que mudava de roupa como em um passe de mágica, na mesma agremiação, em 2010, quando ganhou seu primeiro campeonato?

O artista, que começou a carreira na Vizinha Faladeira (onde será enredo em 2018), depois venceu mais três vezes: Tijuca 2012 e 2014; além da Portela neste ano de 2017. Paulo também passou por escolas como Mocidade, Viradouro, Estácio, Arranco e agora está na Vila Isabel.

Em 1966, o MIS-RJ, inaugurou o projeto Depoimentos para a Posteridade, inédito programa de história oral criado para preservar a memória de diversos setores da cultura nacional, tais como a música, a literatura, o cinema e as artes plásticas. Atualmente conta com um acervo de mais de mil depoimentos, com quatro mil horas de material, gravado em áudio e vídeo, de figuras notáveis, como Nelson Rodrigues, Tarsila do Amaral, Fernanda Montenegro, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Antonio Fagundes, Nicette Bruno, Zezé Motta, Neguinho da Beija-Flor, Zeca Pagodinho, Paulo César Pinheiro, Daniel Filho, entre outros. Todas as gravações ficam à disposição do público, nas salas de consulta do MIS, 48 horas depois do término da entrevista.

Volta