Portela de Asas Abertas homenageará Paulinho da Viola

O Carnaval Carioca (07/11/2017)   

O último Portela de Asas Abertas de 2017 será histórico. Marcado para o próximo sábado, o evento, que terá início às 14h, vai fazer uma grande homenagem ao compositor e ídolo portelense Paulinho da Viola, que completará 75 anos no domingo, dia 12. A programação também inclui a inauguração de uma exposição sobre a carreira da lendária porta-bandeira Vilma Nascimento e o 2º encontro dos consulados da Portela.

A tarde será aberta com uma apresentação conjunta do agrupamento do Consulado da Portela de São Paulo e dos integrantes do Núcleo de Resistência e Pesquisa Tudo Azul Paulistano, que vão tocar composições de grandes nomes da história da azul e branco, como Paulo da Portela, Chico Santana, Monarco, Manacea e outros.

Em seguida, o grupo Samba da Princesa, vindo de Juiz de Fora (MG), assume os trabalhos, dando início ao tributo a Paulinho da Viola. Clássicos como "Coração Leviano", "Pecado Capital" e "Timoneiro" terão vaga certa no repertório, que também contemplará canções menos conhecidas e, ainda, alguns choros compostos pelo artista. Vale ressaltar que o ilustre sambista não estará presente.

- Além de ser autor do samba mais icônico sobre a Portela, que é "Foi um Rio que Passou em Minha Vida", Paulinho é compositor da escola, assinou o samba-enredo de 1966 e foi o grande padrinho da Velha Guarda Show nos anos 1970 - destaca o diretor cultural da escola, Rogério Rodrigues.

Outro momento de grande emoção promete ser a mostra de fotos e documentos de Vilma Nascimento, preparada e organizada pelo grupo Nobres Casais, que estuda o bailar de mestre-salas e porta-bandeiras do Carnaval do Rio. Neto da baluarte de 79 anos, que já confirmou presença, o jovem Bernard Nascimento é um dos responsáveis.

O roteiro do Asas Abertas se completará com o 2º Encontro dos Consulados da Portela, que vai celebrar o primeiro aniversário da representação do Rio Grande do Sul e, ainda, o segundo ano de fundação do de São Paulo. Na ocasião, serão batizados oficialmente os consulados do estado de Santa Catarina e o da cidade de Juiz de Fora. Integrantes das representações do Distrito Federal, do Vale do Café (RJ) e do Japão também vão participar da confraternização.

Volta