Portela: Seminário vai reunir profissionais renomados do Carnaval
O Carnaval Carioca (11/09/2017)   

A Portela, através da sua Comissão de Harmonia, irá promover um grande seminário entre os próximos dias 18 e 22 , a partir das 19h30, na quadra da escola. O evento, que terá entrada franca, vai reunir profissionais renomados da própria azul e branca e de diversas agremiações do Carnaval.

O objetivo é debater temas importantes do universo das escolas de samba, como mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, direção de carnaval, ala de passistas, ala de baianas, bateria, departamento de comunidade e departamento feminino. Os interessados em prestigiar todos os dias do seminário vão receber certificados de participação, após o final da útima mesa de debates.

Confira a programação completa:

Dia 18/09 - 19h30:

Abertura e Coquetel, com Luis Carlos Magalhães (presidente da Portela), Jorge Castanheira (presidente da Liesa - a confirmar), Déo Pessoa (presidente da Lierj), Raphael Azevedo (assessor de imprensa da Portela) e Fábio Fabato (jornalista e escritor).

Dia 19/09 - 19h30:

"O papel do casal de mestre-sala e porta-bandeira", com Julinho (Viradouro), Selminha Sorriso (Beija-Flor) e Jerônimo Patrocínio (ex-mestre-sala da Portela);

"A funcionalidade do Departamento de Comunidade", com Jorge Barbosa, Marcio Emerson, Sérvolo Jorge e Valter Moura.

Dia 20/09 - 19h30:

"O trabalho da Direção de Carnaval e a responsabilidade do segmento Harmonia na condução do desfile", com Fábio Pavão, Chopp, Leonardo Brandão, Marcelinho Emoção (Vila Isabel) e Décio Bastos (Unidos de Padre Miguel).

Dia 21/09 - 19h30:

"A arte divina dos passistas", com Nilce Fran, Valci Pelé, Aldione Sena, Cássios Dias e George Louzada;

"Bateria - O coração da batida perfeita", com Mestres Nilo Sérgio e Marçalzinho.

Dia 22/09 - 19h30:

"A tradição e a responsabilidade da ala das baianas", com Jane Carla, Tia Nilda (Mocidade) e Neucy Gomes (Mangueira);

"A funcionalidade do Departamento Feminino", com Aldalea Rosa Negra da Portela e Ivone Gomes (Unidos da Tijuca).

 

Volta