Portela homenageia Wilson Moreira em roda de samba e inaugura exposição neste sábado
O Carnaval Carioca (18/05/2017)   

Neste sábado, a azul e branca de Madureira realiza a segunda edição do ano do projeto Portela de Asas Abertas, que homenageará o compositor Wilson Moreira. Além de uma grande roda acústica comandada pelo grupo Samba D'Aurora, o evento, que é uma iniciativa do departamento cultural da agremiação, contará com feira de empreendedoras e bate-papo com o escritor e historiador Luiz Antonio Simas.

Formado por dez integrantes, o Samba D'Aurora mostrará um repertório com muito samba de quadra, samba-enredo, partido-alto e jongos de autoria de Wilson Moreira, além dos sucessos "Goiabada Cascão", "Coisa da Antiga", "Judia de Mim", "Samba do Irajá", "Gostoso Veneno" e "Senhora Liberdade". Aos 80 anos, o compositor portelense (e maior parceiro musical de Nei Lopes) também vai participar da confraternização.

Outro momento especial da tarde será a inauguração da exposição "Os Sabores da Portela", que resgata as tradições das tias baianas e exalta seis personagens portelenses que cultivaram iguarias que se tornaram verdadeiros patrimônios imateriais da cultura carioca.

- Trata-se da quarta parte da homenagem que estamos fazendo ao centenário do samba. As três primeiras mostras abordaram a música, a indumentária e a dança - explica o diretor cultural da escola, Rogério Rodrigues.

- Desde sua origem, a criação musical e a comida estiveram juntas, fazendo circular saberes e arte - completa Maria Lucia Silva, integrante do departamento cultural e uma das responsáveis pela pesquisa e produção da mostra, que reverenciará a memória de nomes como Tia Vicentina (irmã de Natal da Portela), Tia Eunice (ex-pastora da Velha Guarda), Tia Surica (pastora da Velha Guarda), Dona Neném (viúva do compositor Manaceia) e outros.

Com imagens obtidas do acervo pessoal de Zilmar Mendonça, dos arquivos da escola e da Biblioteca Nacional, a exposição também tem curadoria de Walter Pereira. Sediada na sala do departamento cultural, ela estará aberta ao público sempre durante os eventos da agremiação. Além disso, alguns dos mais famosos quitutes portelenses serão vendidos em barracas pelas pastoras Neide Santana, Áurea Maria e Jane Carla. Feijão amigo, sopa de ervilha, bolinho de feijoada, pastel de rabada e caldo de mocotó vão compor o cardápio oferecido.

Volta