Carnaval 2017: Mangueira, Beija-Flor, Tijuca e Portela são as favoritas do ano
O Carnaval Carioca (26/02/2017)   

Quem acompanhou o pré-Carnaval das escolas, durante os ensaios e a rotina nos barracões, pôde constatar que, como sempre, algumas delas são vistas como favoritas para conquistar o próximo título do Grupo Especial, que começa a ser disputado neste domingo.

Desde a contratação dos profissionais, anúncios dos enredos, protótipos e escolhas do sambas, um cenário para 2017 começou a se desenhar. Outro fator conhecido que, infelizmente, influencia os jurados (e, por isso, deve ser lembrado) é a posição de desfile. Além, é claro, do desempenho das comunidades nos ensaios técnicos e as plásticas dos barracões.

Por isso, é possível dizer que as favoritas deste Carnaval são: Mangueira, Beija-Flor, Tijuca e Portela.

A verde e rosa é a atual campeã, tem um ótimo samba e carnavalesco, além de novamente fechar a folia, na segunda (horário em que vários títulos já saíram, inclusive o dela no ano passado).

A agremiação de Nilópolis detém o melhor samba do ano e uma comunidade guerreira, que ajudou a Beija-Flor ser a maior campeã do Sambódromo. Além disso, a comissão de carnaval está completando 20 anos de formação com oito vitórias e cinco vices no currículo.

A atual líder do ranking da Liesa, a azul e amarela do Borel possui a seu favor os quesitos técnicos que carrega e sempre conquistam notas excelentes. Um enredo pop também deve colaborar para uma simpática recepção da plateia com a Tijuca.

Na escola da águia, o bom samba e as invenções/adaptações de Paulo Barros ajudam o público a receber bem a Portela, que tem ainda um forte chão que quer fazer de tudo para homenagear Falcon (presidente morto em setembro) e conseguir o custoso título, que não vem desde 1984.

Em comparação a essas coirmãs, o que pesa contra a Beija-Flor é o fato de só ela se apresentar no domingo (hoje). Dia esse de onde dificilmente sai a campeã.

Também nesta primeira noite, desfilam o Salgueiro e Grande Rio (essa com direito à popular Ivete Sangalo como enredo) que prometem lutar pelas primeiras posições e, quem sabe, até conquistar um campeonato. Porém, a tricolor tem a ingrata missão de ser a segunda a pisar na Avenida.

Na esperança de voltar no Sábado das Campeãs, estão trabalhando bem a Vila Isabel, Mocidade, Imperatriz e São Clemente. O Tuiuti e a Ilha serão as responsáveis em abrir os dois dias da elite do samba no maior espetáculo da Terra.

Confira a ordem de desfiles e os enredos de cada escola:

DOMINGO

 1 - Paraíso do Tuiuti: "Carnavaleidoscópio Tropifágico";

2 - Grande Rio: "Ivete do rio ao Rio!";

3 - Imperatriz: "A mística Xinguana - O clamor que vem da Floresta";

4 - Vila Isabel: "O Som da Cor";

5 - Salgueiro: "A divina comédia do carnaval";

6 - Beija-Flor: "Iracema - A Virgem dos Lábios de Mel".


SEGUNDA

1 - União da Ilha: "Nzara Ndembu - Glória ao senhor tempo";

2 - São Clemente: "Onisuáquimalipanse";

3 - Mocidade: "As mil e uma noites de uma ‘Mocidade’ prá lá de Marrakech"

4 - Unidos da Tijuca: "Música na alma, inspiração de uma nação";

5- Portela:"Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar ao Ver Esse Rio Passar...";

6 - Mangueira: "Só com a ajuda do santo".

 

Volta