Padre Miguel aposta em materiais orgânicos e alternativos
O Carnaval Carioca (08/12/2016)   

Neste ano, a Unidos de Padre Miguel optou em não fazer uma festa de protótipos para apresentar os modelos do enredo "Ossain - O poder da cura". A agremiação, que desfila na Série A, preferiu economizar recursos para investir em seu Carnaval.

- Na Unidos, a gente gosta de fazer festa, e geralmente são festas grandes, suntuosas para a comunidade, para o povo do samba. Só que isso acaba gerando um custo, o qual neste sentido eu preferi não onerar. Preferi investir o máximo que a gente pudesse nas fantasias, na reprodução, no barracão. Eu acho que seria muito mais válido neste ano que a crise está muito mais forte.
Edson divulgou para a imprensa, algumas alas (já disponíveis na coluna de Fantasias 2017 de O CARNAVAL CARIOCA) http://www.ocarnavalcarioca.com.br/ que normalmente geram curiosidade em quem acompanha o carnaval. Como é o caso das baianas, onde ele abusa de sua irreverência e criatividade para compor a indumentária da ala. A cada ano ele brinca com uma pegada diferente  neste segmento, que foge ao trivial, ao estritamente tradicional conferindo modernidade sem roubar a essência das baianas.

Outro exemplo de figurino que normalmente gera curiosidade é o ligado ao abre-alas. Onde, no próximo ano, de acordo com a concepção do carnavalesco, fará uma conjunção de fantasia e alegoria, dando movimento e vida ao primeiro setor da escola.
- Essas alas são pontuais no seguimento da escola, então você consegue desenhar mais ou menos a maneira com que vamos desfilar, com que categoria de fantasia, com que acabamentos. Todo ano a gente faz protótipo, mas neste optamos por não fazer pelo momento financeiro. Então, a importância de mostrar estas fantasias é mesmo dar uma satisfação ao público que acompanha a UPM, ao povo de samba que sabe que a gente está trabalhando – revela Edson, ao explicar como definiu quais figurinos seriam apresentas ao público.

A agremiação da Zona Oeste levará para a avenida um total de 22 alas que contarão uma estória afro que mistura o poder dos orixás e das divindades espirituais, mostrando que as discrepâncias e incoerências da existência humanidade tem o poder de curar o corpo e a alma dos homens na Terra.

Independente do cenário financeiro do país, o carnavalesco já havia optado apostar em materiais alternativos, orgânicos e artísticos. Alguns com base reciclável, pintura de arte, além de outros que substituem e também complementam a produção do seu carnaval. Assim,  Edson consegue dar um equilíbrio e harmonia diferenciados na confecção das fantasias e carros. Segundo ele, o enredo pede e favorece este tipo de material.

A Unidos de Padre Miguel ainda disponibiliza algumas vagas para desfilar nas alas da comunidade. Os interessados podem procurar o Diretor de Harmonia Alcides Kenga, durante os ensaios de rua, às sextas-feiras, a partir das 22h.

Volta