Carnaval 2016: Mangueira é campeã com um enredo sobre
a grande Bethânia e um visual incrivelmente sofisticado para seus padrões 
O Carnaval Carioca (10/02/2016)    

A campeã do Carnaval 2016 é a Mangueira! O desempate com o Salgueiro veio no polêmico e luxuoso quesito Alegorias e Adereços, em um ano de crise econômica e em que várias escolas passaram com carros apagados, inclusive as duas que estavam empatadas em primeiro. Sem contar que a vencedora vem driblando e pagando altas dívidas financeiras acumuladas em suas últimas gestões. Mesmo assim conseguiu pôr na rua um Carnaval muito competitivo e ganhou com louvor, ajudada pelo chão que cantou forte um ótimo samba.

Este é o 19º título da tradicional verde e rosa, que não vencia desde 2002, quando desfilou um enredo sobre o Nordeste ("Brazil com 'z' é pra cabra da peste, Brasil com 's' é nação do Nordeste"). Agora, defendendo o tema "Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá", sobre a maior cantora viva do Brasil. O desfile também marcou a vitória do carnavalesco Leandro Vieira, que fez uma excelente estreia no Grupo Especial, após passar anos como figurinista de outros artistas e assinar o desfile da Caprichosos, no ano passado, na Série A. O intérprete Ciganerey também fez sua estreia solo no microfone da escola, após a morte de Luizito.

A porta-bandeira Squel marcou a Avenida desfilando careca, como uma Iaô, ao lado do mestre-sala Raphael. A homenageada Bethânia esteve no último carro e ficou emocionada com o enredo que contava sua vida e 50 anos de carreira. Amigos famosos e parentes da "Abelha rainha" a prestigiaram desfilando em uma alegoria. Eram nomes como o mano Caetano Veloso, Regina Casé, Ana Carolina, Renata Sorrah, Adriana Calcanhoto, Chico César, Martinália e, obviamente, a mangueirense Alcione (que veio no chão).

A Mangueira dá sorte quando homenageia grandes nomes da música brasileira em seus enredos. Ela também venceu falando de Braguinha (1984) e Chico Buarque (1998).

Curiosamente, a Estação Primeira voltou a ganhar justamente quando apostou menos em suas cores e mais na diversificação fina do dourado, palha, prata e branco. O verde e rosa foi inteligentemente usado em tons mais suaves e só quando era necessário. Com o amanhecer no Rio, isso ficou ainda mais bonito de se ver. Essa sofisticação estética é bem diferente do que a agremiação está acostumada a usar nos seus desfiles, que sempre abusou da combinação das cores fortes de seu pavilhão.

A Tijuca foi a vice-campeã. Portela, Salgueiro, Beija-Flor e Imperatriz também voltam para o Desfile das Campeãs, neste sábado. E, a Estácio de Sá caiu para a Série A, como era esperado.

Confira a ordem de classificação final:

 
1º - Mangueira - 269,8;
2º - Tijuca - 269,7;
3º - Portela - 269,7;
4º - Salgueiro - 269,5;
5º - Beija-Flor - 269,3;
6º - Imperatriz - 269,2;
7º - Grande Rio - 268.7;
8º - Vila Isabel - 267,9;
9º - São Clemente - 267,8;
10º - Mocidade - 266,5;
11º - União da Ilha - 265,8;
12º - Estácio de Sá - 265,0.



Saiba mais em Carnaval 2016

Veja mais em:

Desfiles 2016

Fantasias

Tour pelos Barracões

Ensaios na Sapucaí

 




Volta