Carnaval 2016: Mangueira, Portela e Salgueiro entram na disputa pelo título

O Carnaval Carioca (09/02/2016)

Como era esperado, mais três escolas entraram na disputa ao título deste Carnaval: Mangueira, Portela e Salgueiro. Devido às dívidas financeiras que tem administrado há alguns anos, e por ter um carnavalesco estreante no Grupo Especial (Leandro Vieira), muitos não acreditavam que a verde e rosa pudesse desfilar com o mesmo nível que as escolas mais bem cotadas na pré-folia. Mas, a Estação Primeira simplesmente arrebentou. Ela mostrou um visual sofisticado e limpo, como jamais foi visto em suas alas e alegorias. Pela primeira vez também, o verde e rosa não predominou e foi usado mais pontualmente, em tons suaves,  para contar o enredo "Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá", sobre Maria Bethania, a maior cantora viva do Brasil.

A Portela deixou o setor 1 com gritos de campeã. As estripulias que Paulo Barros pesquisa e adapta para a Sapucaí, como quase sempre, fez sucesso com o público. Dentre elas, as pessoas penduradas no gigante Gulliver e o homem que "voou" sobre uma piscina, na comissão de frente.

Com um desfile correto e bom samba, o Salgueiro também se credenciou para a briga pelo troféu. A vermelha e branca deve perder alguns décimos preciosos na disputa pelo campeonato, devido à luz queimada do seu abre-alas, cuja segunda parte passou cheia de belos lustres, mas todos apagados.

Aliás, estamos em pleno 2016 e os geradores de luz falharam em várias escolas. Na São Clemente, por exemplo, dois carros passaram sem iluminação. Outra tecnologia que nunca evolui no Sambódromo, é o sistema de som, que deixa muito a desejar há anos.

A Imperatriz fez bonito com um sambão e tem tudo para voltar nas Campeãs. Porém, a briga por isso vai ser apertada, em um ano bem equilibrado. Vila Isabel e São Clemente também se apresentaram muito bem nesta segunda noite.

Mangueira, Portela e Salgueiro se juntam à Beija-Flor e Tijuca, que desfilaram no domingo, como as favoritas de 2016. Mais do que nunca, a campeã parece que vai ser decidida por muito poucos décimos de diferença das outras.

Relembre quais foram os enredos dos desfiles:

1 - Vila Isabel - Enredo: "Memórias de Pai Arraia - um sonho pernambucano, um legado brasileiro";

2 - Salgueiro - Enredo: "A Ópera dos malandros";

3 - São Clemente - Enredo: "Mais de mil palhaços no salão";

4 - Portela - Enredo: "No voo da águia, uma viagem sem fim...";

5- Imperatriz - Enredo: "É o amor que mexe com a minha cabeça e me deixa assim. Do sonho de um caipira nascem os filhos do Brasil";

6 - Mangueira - Enredo: "Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá".



Saiba mais em Carnaval 2016

Veja mais em:

Desfiles 2016

Fantasias

Tour pelos Barracões

Ensaios na Sapucaí


Volta